Blog

ENEM e vestibular: como estudar?

O ENEM e o vestibular são etapas avaliativas capazes de transformar vidas! Basicamente, a diferença entre ambos está nas faculdades que aceitam. Ambos são processos seletivos! O período de estudo para o vestibular e para o ENEM é de fato muito estressante. Para ajudar você a passar por isso de uma forma mais assertiva, temos para você algumas dicas que vão fazer maravilhas na sua rotina de preparação para esses dois testes muito importantes!

ENEM e vestibular: como estudar?

Mantenha o ritmo nos seus estudos

Muitas pessoas costumam se esforçar demais em um prazo curto por falta de planejamento na intenção de conseguir uma boa nota, mas, a chave para o sucesso é você começar a estudar com muita antecedência e ir mantendo esse ritmo ao longo do ano. Assim, você vai dar o tempo que é necessário para que o seu corpo possa absorver toda a informação necessária, e assim você passará no teste com louvor!

Descanse bem

É muito importante se lembrar que o descanso também é algo necessário para que você possa absorver as informações de uma forma mais precisa. Portanto, durante o seu período de estudo, não esqueça de fazer o possível para encontrar um espaço no seu dia e descansar. É importante que durante os intervalos de descanso que você terá após os seus estudos, lembrar-se de fazer atividades que gosta e que não tenha qualquer ligação com o seu processo de preparo para o vestibular. Assim, você vai estar dando uma folga para o seu cérebro, e ele será capaz de assimilar melhor as informações que recebeu durante o seu período de estudo, além de claro, se sentir mais relaxado por conta da pausa. O nosso organismo exige o descanso! É algo que não podemos negar a nós. Por um descanso mal feito, pode prejudicar e muito o dia seguinte de trabalho e estudo que não vão render o suficiente para serem considerados produtivos devido a falta do descanso do dia anterior.

Foque nas matérias que você mais tem dificuldade

Uma estratégia muito boa e que tem ajudado muitas pessoas atualmente é a seguinte: focar primeiro nas matérias que mais tem dificuldade na intenção de ganhar tempo na hora de estudar para as matérias que tem facilidade, eliminando assim a dificuldade e garantindo maior segurança quando estiver próximo da data do exame que é sem dúvida um momento de tensão para o corpo. Por conta da tensão e da preocupação de não estar se sentindo seguro para resolver as questões que estão diretamente ligadas às matérias das quais você tem mais dificuldade, o seu estudo pode ser prejudicado, assim como o seu rendimento no dia do  teste devido à falta de autoconfiança. Portanto, eu recomendo que você procure se preparar respeitando essa regra para que você tenha condições físicas e mentais de conseguir ir bem na prova, garantindo assim a sua vaga na universidade.

Faça muitas redações

Como você já sabe, a redação é um requisito que pesa muito, no ENEM principalmente. Portanto, esteja preparado para conseguir alcançar uma boa pontuação tanto no teste quanto na sua redação, assim, você vai garantir uma boa nota no seu teste do ENEM e no seu vestibular com certeza.

Resolva simulado

Existem muitos simulados por aí que ajudam você a treinar e a se sentir mais preparado para a prova. Você pode tirar um período dos seus estudos para resolver alguns simulados garantindo assim uma confiança muito maior no dia do seu teste. Todos os alunos e pessoas que utilizam dessa prática antes de fazer a prova do ENEM aprovam e confirmam que funciona muito bem, ou seja, é algo que vale a pena colocar em prática por que irá certamente lhe trazer bons resultados.

O ENEM e o vestibular são de fato preocupação para jovens no nosso país, mas, se você se mantiver preparado e focado no seu objetivo, é provável que o alcance. Gostou dessa publicação? Acompanhe diversas outras no blog da Estuda.com!  

12 votos

eBooks exclusivos


Simulados online para a 1ª Fase do Exame de Ordem OAB. Para estudantes que estão se preparando para a OAB. Resolva questões através do computador, tablet ou celular.vestibular,enem,questoes,estudar,alunos,simulados,questões enem,simulados enem,simulados vestibular,vestibular,provas,provas enem