
Faça seu login
Acesse GrátisSalve essa lista:obras da literatura indispensáveis na vida do vestibulando.
Ler faz parte da vida do candidato ao ENEM e qualquer outro vestibular. Aproveite a semana em celebração ao dia do escritor para salvar essa lista e planejar suas leituras de uma maneira estratégica.

Você já sabe que o Enem não vai te perguntar quais são os personagens principais de um determinado livro ou fazer qualquer questão sobre detalhes específicos de uma obra, o exame apresenta trechos e nos pede para fazer uma análise crítica.
Sendo assim, o melhor jeito de estudar a literatura que a prova pede é lendo os livros exigidos com calma, planejamento e durante todo o ano letivo. Dificilmente decorebas, questões ensaiadas e meios de cortar o caminho te ajudarão.
A nossa dica é conhecer pelo menos a obra principal de cada autor de uma maneira completa, e depois ir lendo os livros que mais te agradarem. Com consciência e atenção, entendendo as fases literárias, movimentos, correntes e importância de cada um. Para ajudar você a encontre prazer na leitura e divertir-se durante a sua preparação, selecionamos uma breve lista essencial.
Confira:
Várias Histórias - os clássicos contos de Machado de Assis
Machado de Assis é um dos autores mais importantes do país e apesar de ser muito conhecido por seus romances, seus contos também são extremamente relevantes para entender o estilo de escrita e a época desse autor.
Comece lendo “A Cartomante”, conto que foi originalmente publicado no jornal Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro (1884) e depois se juntou a outros contos no livro “Várias Histórias”, em 1896.
A trama envolve um triângulo amoroso entre Vilela, Rita e Camilo. Inquieta com o relacionamento extraconjugal, Rita procura uma cartomante, mesma ação que seu amante (Camilo) toma após receber cartas anônimas com ameaças sobre traição. Mais que uma crítica social, um conto envolvente e cheio de boas reflexões.
No mesmo livro, no conto chamado “Missa do Galo”, o personagem principal, Nogueira, relembra uma conversa longa que teve com uma mulher mais velha na véspera de Natal. Questões sobre o casamento de conveniência e a vida de aparências são questionadas por Machado nesse livro.
Vidas Secas - Graciliano Ramos (1938)
“Vidas Secas” é uma das mais bonitas obras de Graciliano Ramos. O livro conta a história de vida do retirante nordestino que busca fugir da seca. Como personagem principal temos o vaqueiro Fabiano, sua família e a cadela Baleia, apresentado a quem está lendo um banho de realidade do povo do sertão.
O livro é real e doloroso, escrito em terceira pessoa, Graciliano Ramos se volta para questões sociais e aborda temas complexos como a detenção do capital por parte do patrão que explora Fabiano.
Hora da Estrela - Clarice Lispector (1977)
Sim, você já sabe: Clarice Lispector vai cair no vestibular. Neste livro, como em muitos outros da autora, a busca por uma vida melhor é o ponto de partida da história. Nele, Clarice Lispector conta a história de Macabéa, nordestina que parte para o Rio de Janeiro em busca de mudanças. Em sua jornada, a personagem confronta seus sonhos e tem que conviver com as dificuldades da vida real.
A Hora da Estrela apresenta uma narrativa bem gostosa de ler, a história da personagem principal é contada por outro personagem do livro, o narrador Rodrigo. De uma descritividade impressionante, este livro mexe com o imaginário do leitor e o deixa fã da personalidade de Macabéa.
Quarto de Despejo: diário de uma favelada - Carolina Maria de Jesus (1960)
Carolina Maria de Jesus é uma autora que figura entre os clássicos da literatura, mas vem ganhando destaque nas últimas provas do ENEM devido a sua história de vida e toda sua representatividade. Mulher, negra, mãe solteira, catadora de lixo, moradora da favela, lavadeira e tendo estudado até o segundo ano do ensino fundamental, Carolina Maria de Jesus é não só a escritora como também a protagonista deste livro, baseado em seus diários.
Quarto de Despejo deu voz à Carolina Maria de Jesus e também colocou uma luz sobre a vida de várias mulheres na mesma situação que a dela. Considere essa obra um retrato real da vida na favela e do contexto social de quem ali reside, cheia de detalhes e sentimentos, com certeza essa obra vai tocar você.
Capitães da Areia - Jorge Amado (1937)
Outra obra que com certeza você já ouviu falar: em Capitães da Areia, Jorge Amado retrata a vida de um grupo de meninos de rua de Salvador: Pedro Bala, Sem-Pernas, Gato, Professor, Pirulito, Boa-Vida e João Grande realizam furtos para sobreviverem e com a narração em terceira pessoa é possível compreender os sentimentos e sonhos de cada um dos personagens. A obra mostra os efeitos que a falta de oportunidade podem causar na vida de crianças.
Salvou a lista? Compartilhe com seus amigos, assim vocês têm muito mais chances de entrarem na universidade juntos. Quer mais dicas? Confira nosso blog!

PROVAS | SIMULADOS | LISTAS DE EXERCÍCIOS
Simplifique suas avaliações e tenha relatórios detalhados
® Estuda Tecnologias Educacionais LTDA