
Faça seu login
Acesse GrátisFolclore rico e brasileiro. Vamos falar sobre esse importante patrimônio?
Transmitido de geração em geração, o folclore é um patrimônio imaterial brasileiro. Entenda mais sobre a função de sua interação com a sociedade.

Segundo a Unesco, o contato entre as diferentes culturas, por meio das migrações populacionais, da mídia e da internet, geram mudanças que são fonte de riqueza cultural, de um lado, mas também de empobrecimento de outro. A massificação e a industrialização da cultura podem estar apagando as nossas origens, hábitos e cerimônias.
Por isso é tão importante que falemos sobre folclore muitas vezes no ano. Quando o povo não está atento, algumas culturas chegam a desaparecer porque são submetidas a fortes pressões de outras culturas, normalmente mais poderosa em termos financeiros.
Os patrimônios culturais nos permitem reconhecer melhor os diversos aspectos da nossa cultura e nos identificar com eles, justamente por isso o folclore brasileiro é uma das nossas maiores riquezas.
O Folclore e sua história.
O folclore brasileiro só é estudado no Brasil a partir do século 20, mas as raízes dessa pesquisa em nosso país remontam ao século 15. Isso foi possível graças à influência do Romantismo, corrente artística e literária que teve grande importância no Brasil. Essa corrente esteve associada com movimentos nacionalistas e procurava ressaltar elementos da cultura nacional.
Depois da era romântica, fomos agraciados com o movimento modernista que tinha ideais ufanistas e idealizava o interior do Brasil como local da verdadeira brasilidade.
Foi assim que o estudo do folclore passou a ser visto como uma forma de valorizar a cultura nacional. Porém somente na década de 1940, a Unesco, entidade vinculada à ONU, recomendou o estudo e preservação do folclore nacional, e isso teve grande influência no Brasil, resultando na criação da Comissão Nacional de Folclore, em 1947. Neste congresso ficou determinado que o folclore brasileiro deveria se tornar parte das ciências antropológicas e culturais.
Neste mesmo documento, definiu-se o folclore como “as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular” e desde então ficou definido que “folclore é o conjunto das criações culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas individual ou coletivamente, representativo de sua identidade social”.
Apenas na constituição de 1988, o folclore do nosso país se tornou de fato patrimônio imaterial brasileiro.
Manifestações e personagens
Já que o folclore brasileiro é resultado das criações culturais de uma comunidade, podemos incluir dentro do folclore não somente os contos e histórias de personagens folclóricos, mas também os ritmos musicais, danças, festas populares e muito mais. Você sabia que fazem parte do folclore Festa Junina,Folia de Reis, Carnaval, Samba, Maracatu, Catira, Literatura de Cordel, Brincadeira de soltar pipa e muito mais
Além disso, os personagens do folclore também são importantíssimos para a manutenção e preservação desse patrimônio. Curupira e Mula sem Cabeça são dois personagens bem conhecidos, assim como Saci Pererê, Boitatá, Boto cor-de-rosa e muitos outros.
Proteção deste belíssimo patrimônio
A proteção do patrimônio cultural brasileiro está prevista na Constituição Federal e os órgãos do Estado responsáveis pelo estudo, proteção e divulgação do folclore nacional são a Comissão Nacional de Folclore – ligada à Unesco e ao Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura, e responsável pela elaboração da Carta do Folclore Brasileiro – e o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, ligado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Atualmente, existe no Brasil o Dia do Folclore Brasileiro, que é comemorado em 22 de agosto. A criação do Dia do Folclore Brasileiro ocorreu por meio do Decreto nº 56.747, que foi assinado em 17 de agosto de 1965 pelo então presidente militar, Humberto Castello Branco. O objetivo da criação desse dia era incentivar estudos na área e garantir a preservação do folclore brasileiro. E já que é assim, que tal tirar seu dia para estudar e aprender mais sobre esse assunto tão importante?
Gostou de saber? compartilhe esse texto com os seus amigos e confira muitas outras datas importantes aqui no nosso blog!

PROVAS | SIMULADOS | LISTAS DE EXERCÍCIOS
Simplifique suas avaliações e tenha relatórios detalhados
® Estuda Tecnologias Educacionais LTDA