
Faça seu login
Acesse GrátisUm grito coletivo: conheça outros personagens importantes no movimento pela independência do Brasil.
Todos conhecemos o famoso grito da independência, mas será mesmo que essa luta foi tão individual quanto nos contaram?

O dia 07 de setembro é uma das datas comemorativas mais importantes do nosso país. Esse dia é conhecido pelo grito da independência, quando D. Pedro, posicionado às margens do Rio Ipiranga em São Paulo, levantou sua espada e bradou bem alto: independência ou morte.
Mas, será que toda a história de independência de um país se resume a isso?
A verdade é que a independência brasileira foi resultado de um desgaste lento entre Portugal e sua então colônia, o Brasil. Muitas revoltas aconteceram antes do tão famoso grito e muitas vozes ecoaram por aí, indagando o motivo de um país tão rico continuar sendo dependente de uma coroa tão distante.
É fato de que D.Pedro, enquanto príncipe regente nesse período, encabeçou o marco, mas outras vozes, principalmente da elite brasileira contribuíram e muito para que o Brasil instaurasse então a sua primeira monarquia e muitos anos depois, aos poucos pudesse conquistar o status de república.
Conheça algumas delas:
Sepé Tiaraju - Esse foi um importante índio guarani, que no final do século 18, despontou como líder das forças missioneiras na luta pelo Sul do país. Completamente conta a escravidão negra e indigena, Sepé continua muito lembrado na região onde atuou e lutou pelo bem estar dos seus.
Joana Angélica - Mulher, religiosa, baiana e poderosa. No início do século XIX, Joana foi protagonista de um dos episódios mais dramáticos nas batalhas pela independência do Brasil. Ela passou na frente de inúmeras outras irmãs e acabou morrendo enquanto defendia um convento em Salvador contra o ataque de soldados portugueses.
Frei Caneca - Você pode até conhecer como nome de rua, mas a verdade é que o Frei Caneca foi um dos principais líderes da Revolução Pernambucana contra a dominação portuguesa em 1817. Uma voz que movimentava estruturas e que não se calou mesmo após 1822. Também esteve à frente da Confederação do Equador, que rejeitava a constituição conservadora instituída por D. Pedro I em 1824.
Maria Quitéria - A primeira mulher a integrar o Exército Brasileiro, nascida na Bahia e disposta a colaborar com a independência do Brasil, Maria fugiu de casa para se alistar usando as roupas do cunhado e contra a vontade de todos, inclusive seu pai se tornou uma excelente e reconhecida soldada.
Luís Gonzaga das Virgens e Veiga - Famoso e reconhecido líder da Conjuração Baiana - revolta popular que mobilizou a Bahia em 1798 contra o sistema colonial português. Luís era negro e neto de escravos, fato importante, dado que na época a mobilidade social era quase impossível. Por ser a frente do seu tempo, Luíz Gonzaga sofreu duras penas. Deixou de ser promovido na carreira militar e acabou sendo enforcado por falar abertamente sobre seus ideais republicanos, fato que só aconteceu muito mais tarde na história do Brasil.
Bárbara de Alencar - Você provavelmente conhece o escritor José de Alencar, Bárbara era sua avó e matriarca de uma família de revolucionários em um Nordeste marcado pelo patriarcado, em 1817, proclamou e assumiu a presidência da República do Crato, no interior do Ceará. Um importante marco para a história não só da região, como também do país. Entrou para a história como primeira presa política do país, por conta da tentativa de separar o estado.
Esses são apenas alguns personagens que também fizeram parte do grande movimento que foi a independência do Brasil, compartilhe com seus amigos e ajude a espalhar um pouquinho mais de conhecimento sobre esse momento tão importante do nosso país. Confira mais em nosso blog.

PROVAS | SIMULADOS | LISTAS DE EXERCÍCIOS
Simplifique suas avaliações e tenha relatórios detalhados
® Estuda Tecnologias Educacionais LTDA