
Faça seu login
Acesse GrátisComo construir um ambiente pedagógico seguro e saudável para 2022
O espaço de ensino dentro das escolas precisa mais que nunca mudar. Além de todas as transformações educacionais, agora também é preciso pensar na saúde e segurança do ambiente. Confira nossas dicas.

Instituições de ensino possuem uma estrutura física que geralmente não é decidida pelos educadores, porém é sempre bem vindo que os professores participem das decisões sobre o ambiente com o intuito de tornar o ambiente escolar acolhedor e seguro através de uma decoração efetiva e organização adequada do espaço. Agora, após o coronavírus uma nova variável entrou para conta da ambientação escolar: a saúde e segurança contra contaminações e possíveis focos de infecção. Confira o que a sua escola pode fazer para transformar o ambiente de acordo com as necessidades atuais:
O ambiente escolar deve proporcionar harmonia e funcionalidade, não apenas para os alunos, mas para todos que fazem parte da instituição escolar de forma direta ou indireta. O que acontece é que na maioria das vezes quando se aborda a organização do espaço pedagógico o que vem em mente são as crianças da Educação Infantil. O importante é que, apesar delas necessitarem de um espaço maior, os demais trabalhadores devem se sentir à vontade para exercer suas tarefas de forma qualificada, sem contar que crianças maiores, adolescentes e adultos também precisam de um ambiente adequado ao ensino para se sentirem confortáveis durante a aula.
Ao iniciar a organização do espaço é importante lembrar que crianças necessitam de espaço que possam chegar, brincar, aprender, comer, realizar as necessidades fisiológicas e até mesmo dormir. Quanto aos professores, esses necessitam de um espaço onde possam se reunir, trabalhar em equipe, receber visitas de pais, guardar material e muito mais.
Atualmente é ainda uma preocupação extra a questão do espaço. Além de preencher as necessidades diárias, precisamos pensar em distanciamento social. As salas de aula da sua escola possuem medidas suficientes para que os alunos fiquem a pelo menos um metro e meio de distância um do outro?
A estética é importante, porém a prioridade deve ser a sensação de bem-estar, saúde e segurança, um lugar acolhedor no qual, com o decorrer do ano letivo, realizem modificações de acordo com as necessidades das crianças e do grupo e dos acontecimentos sociais.
Confira dicas de como a sua escola pode se adaptar aos tempos de pandemia:
Estabeleça o sistema de direção única: Isso significa que você deve ter uma porta de entrada e outra de saída para seus alunos e colaboradores. Todos devem andar na mesma direção para evitar que se cruzem nos corredores e diminuam a distância social entre si. Caso não seja possível ter um corredor inteiro para uma direção, divida-o em dois, use o lado esquerdo para aqueles que estão indo em algum lugar e o lado direito para aqueles que estão voltando.
Disponibilize higienizador de mãos em cada sala: essa adaptação é de extrema importância, banheiros e corredores também devem conter álcool em gel ou alguma solução desinfetante para a disponibilidade dos alunos. Incentive-os a usarem num determinado intervalo de tempo.
Mantenha janelas abertas: sim, a circulação de ar fresco é uma das principais medidas no combate à disseminação de qualquer tipo de vírus, não só do coronavírus. Caso não seja possível deixar portas e janelas abertas devido ao barulho ou condições climáticas, certifique-se de abrí-las por pelo menos 10 minutos a cada hora.
Faça marcações no chão para lembrar os alunos sobre distanciamento social. Em caso de crianças pequenas, incentive-os a não tocar na face ou mão do outro coleguinha. Ensine novas formas de cumprimentar, como o uso dos cotovelos ou apenas um singelo sinal com as mãos.
Mantenha monitoramento frequente de sintomas e temperatura. Possua um plano de retirada do aluno das dependências do colégio caso ele se sinta mal em horário de aula e reserve uma sala para isolamento momentâneo, onde o aluno deve ser encaminhado para receber os primeiros cuidados e aguardar pelas instruções sobre os próximos passos.
O ideal é não esquecer que o ambiente está sendo preparado para o ensino, mas que essas medidas ajudam a garantir a segurança e saúde de todos na escola. Esses são itens importantes e mesmo após a imunização de todos deverão continuar fazendo parte da rotina escolar por algum tempo. Faz toda diferença se adaptar o quanto antes. Continue lendo nosso blog para mais dicas sobre a adaptação aos novos tempos.

PROVAS | SIMULADOS | LISTAS DE EXERCÍCIOS
Simplifique suas avaliações e tenha relatórios detalhados
® Estuda Tecnologias Educacionais LTDA