Como perceber se o(a) aluno(a) tem dificuldade na aprendizagem?
Ao entrarmos em sala de aula, nosso primeiro passo como professores é o de diagnosticar. Conhecer nossos alunos não significa apenas saber quem são seus responsáveis, mas aferir quais conhecimentos já consolidaram e quais tem curiosidade.
Ao diagnosticar a turma é possível tomar alguns caminhos didáticos e metodológicos. O planejamento será o maior aliado nesse processo. A escolha de conteúdos, ordenação, estratégias, dentre outros estará condicionada ao perfil evidenciado da turma e o que estabelece o currículo.
A dificuldade de aprendizagem é percebida quando temos objetivos bem definidos, estratégias bem alocadas e conhecimento do público alvo. Ao avaliarmos continuamente o processo de aprendizagem perceberemos as dificuldades dos estudantes. Sejam dificuldades relativas a dimensão cognitiva, afetiva, social ou psicomotora. Somente conhecendo e avaliando cada percurso de aprendizagem poderemos evidenciar dificuldades ou não.
É importante ressaltar que as dificuldades de aprendizagem se revelam diante de um comportamento esperado e outro respondido. Para isso precisamos de tempo, de instrumentos de avaliação com constante acompanhamento, de olhar sensível e conhecimento do que são as dificuldades de aprendizagem e como diagnostica-las ao longo desse processo.
Lembre-se! O primeiro passo é avaliar para conhecer!
PROVAS | SIMULADOS | LISTAS DE EXERCÍCIOS
Simplifique suas avaliações e tenha relatórios detalhados
® Estuda Tecnologias Educacionais LTDA