
Faça seu login
Acesse GrátisParâmetros do Enem 2021 – uma análise dos dados
O Inep divulgou no dia 1º de julho de 2022 os parâmetros das questões do Enem 2021, ocorrido em 21 e 28 de novembro daquele ano.
A TRI designa as questões pela palavra "itens", mas usaremos o termo costumeiro "questões", por simplicidade de compreensão.
A divulgação é muito boa, porque a análise destes dados permite, ao candidato que ainda não foi aprovado, uma compreensão maior do seu desempenho e o traçado de estratégias de estudo.

Parâmetros da TRI
São 03 os parâmetros da TRI: discriminação, dificuldade e acerto casual.
O parâmetro de discriminação mostra se a questão consegue diferenciar os estudantes que dominam dos que não dominam a habilidade avaliada na questão. Quanto maior for este valor, maior a habilidade exigida do candidato para ter chance de acertar a questão. Em geral, varia de 0 a 3, sendo 0 uma questão sem nenhuma capacidade de discriminação e 3 com enorme capacidade. O que não impede a existência de questões com índice maior. Neste Enem 2021 mesmo, 23 itens tinham discriminação maior que 3,00.
O parâmetro de dificuldade indica a posição da questão na régua de correção e varia, em geral, de -3 a +3. Mas o Enem 2021 teve 06 itens com dificuldade maior que 3,00. O nível 0 corresponde à média da escala do Enem, que vale 500 na pontuação. Cada unidade neste parâmetro corresponde a um desvio padrão e vale 100 pontos. Assim, um parâmetro 1,5 corresponde a 650 pontos (500 + (1,5x100)), enquanto um parâmetro -0,5 corresponde a 450 pontos (500 + (-0,5x100)). Quanto maior a aptidão do candidato, maior a probabilidade de ele acertar a questão e maior a pontuação que recebe em caso de acerto.
No cálculo dos pontos obtidos pelos candidatos, valores mais altos dos parâmetros de dificuldade e discriminação nas questões acertadas pelo candidato lhe atribuem pontuação mais elevada.
A medida de acerto casual corresponde à probabilidade do candidato acertar a questão no chute. É comum pensarmos que numa questão com cinco alternativas, a chance de acerto aleatório é de 20%. A TRI demonstra que nem sempre é assim. Vários fatores podem levar o candidato a chutar exatamente na correta (aumentando o valor deste parâmetro) ou a fugir dela (diminuindo este valor). Neste Enem 2021, a questão com maior probabilidade de acerto casual, de Ciências da Natureza, 1ª aplicação, teve parâmetro 0,3888 (38,88% de chance de acerto casual):

PROVAS | SIMULADOS | LISTAS DE EXERCÍCIOS
Simplifique suas avaliações e tenha relatórios detalhados
® Estuda Tecnologias Educacionais LTDA