
Faça seu login
Acesse GrátisVocê sabia que simplificar a correção de provas pode gerar impactos positivos na qualidade de ensino da sua escola?
Conheça maneiras tecnológicas para ajudar na qualidade do ensino escolar e otimizar seu tempo.

Todos nós sabemos que as funções de um professor vão muito além do tempo dedicado à sala de aula. Mas, o que até pouco tempo não sabíamos é que 22% de trabalho dos professores é aplicado na correção de provas. Uma tarefa repetitiva e exaustiva que pode ser realizada de maneiras mais tecnológicas e eficientes para ajudar na qualidade do ensino escolar, liberando o educador de atividades burocráticas e otimizando seu tempo para a dedicação ao ensino, dificuldade dos alunos e gargalos de cada novo conteúdo.
Já existem ferramentas disponíveis no mercado.
Não se preocupe em desenvolver um sistema ou plataforma exclusiva para a correção de provas, já existem no mercado tecnologias disponíveis que são capazes de mapear cada atividade e conferir as questões a partir de um gabarito pré cadastrado. Além disso, esses programas calculam automaticamente, a nota de cada aluno e fornecem relatórios detalhados sobre a evolução de cada aluno. Além de simplificar os processos de correção de provas, usar a tecnologia nessa hora costuma melhorar o planejamento e trazer mais facilidade para ajustar os caminhos quando o desempenho dos alunos está abaixo do esperado.
Como funciona a correção automática?
De uma maneira bem simples e intuitiva, o professor é instruído para elaborar uma avaliação de acordo com o que foi passado em aula. Em seguida, ele precisa ensinar o sistema, marcando as respostas corretas em um gabarito oficial.
Para corrigir o professor vai precisar apenas scanear a folha de resposta de cada aluno usando o programa já instalado em seu smartphone. Automaticamente o sistema se encarrega de comparar as respostas do aluno com a do gabarito fornecido pelo professor. Todos os resultados são disponibilizados em forma de relatório para a escola e também pode ser enviado individualmente para cada aluno, para que ele acompanhe seu próprio progresso.
Provas dissertativas também podem ser corrigidas pela mesma plataforma. Basta que o professor compartilhe sua folha de respostas com os alunos, seguida dos seus comentários para cada item.
Alunos mais felizes, professores mais dedicados.
Uma das maiores vantagens da correção de prova digital é a automatização que permite aos professores identificar os pontos fracos do aprendizado em relação a matéria dada. Dessa forma o professor pode revisitar o conteúdo abordado e garantir uma aprendizagem mais efetiva a cada nova avaliação.
Outro ponto que também costuma deixar os alunos bastante felizes é o feedback mais rápido e a maior transparência no processo de correção. Índices apontam que há uma redução de 90% nos pedidos de revisão de nota. Além disso, o sistema também permite que o próprio aluno realize a análise do seu desempenho e acompanhe a sua média ao decorrer do período letivo.
Com todos esses benefícios, quem ganha são os professores e consequentemente a escola. Pois, com mais tempo disponível os professores podem se dedicar melhor à preparação das aulas, identificar mais rapidamente pontos de atenção e construir um relacionamento de mais parceria e confiança com cada aluno.
Gostou de saber? Aqui no Blog Estuda.Com temos muitos outros textos que podem ajudar a facilitar os processos na sua escola.

PROVAS | SIMULADOS | LISTAS DE EXERCÍCIOS
Simplifique suas avaliações e tenha relatórios detalhados
® Estuda Tecnologias Educacionais LTDA